quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

MÁSCARA DE CARNAVAL













































MARCHINHAS DE CARNAVAL

ALLAH-LÁ-Ô
Haroldo Lobo-Nássara, 1940.
Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara.
Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah.

AURORA
Mário Lago-Roberto Roberti, 1940

Se você fosse sincera
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era
Ô ô ô ô Aurora.


Um lindo apartamento
Com porteiro e elevador
E ar refrigerado
Para os dias de calor
Madame antes do nome
Você teria agora
Ô ô ô ô Aurora

ABRE
ALASChiquinha Gonzaga, 1899.

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar

Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar

Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

Ô BALANCÊ
Braguinha-Alberto Ribeiro, 1936.

Ô balancê balancê
Quero dançar com você
Entra na roda morena pra ver
Ô balancê balancê.


Quando por mim você passa
Fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
No balancê balancê.


Você foi minha cartilha
Você foi meu ABCE
Por isso eu sou a maior maravilha
No balancê balancê.


Eu levo a vida pensando
Pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabando
No balancê balancê.


MAMÃE EU QUERO
Jararaca-Vicente Paiva, 1936.

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebe não chorar.

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana.

Olho as pequenas mas daquele jeito
Tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal.


ME DÁ UM DINHEIRO
AÍIvan Ferreira-Homero Ferreira-Glauco Ferreira, 1959.

Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!

Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!

CACHAÇA
Mirabeau Pinheiro-Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953.

Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão.

Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não
Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça.

CABELEIRA DO ZEZÉ
João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963.


Olha a cabeleira do zezé
Será que ele é
Será que ele é

Será que ele é bossa nova
Será que ele é maomé
Parece que é transviado
Mas isso eu não sei se ele é
Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!

A JARDINEIRA
Benedito Lacerda-Humberto Porto, 1938.

Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu.

Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.

LINDA MORENA
Lamartine Babo, 1932.

Linda morena, morena
Morena que me faz penar
A lua cheia que tanto brilha
Não brilha tanto quanto o teu olhar.

Tu és morena uma ótima pequena
Não há branco que não perca até o juízo
Onde tu passas
Sai às vezes bofetão
Toda gente faz questão
Do teu sorriso.

Teu coração é uma espécie de pensão
De pensão familiar à beira-mar
Oh! Moreninha, não alugues tudo não
Deixe ao menos o porão pra eu morar.

Por tua causa já se faz revolução
Vai haver transformação na cor da lua
Antigamente a mulata era a rainha
Desta vez, ó moreninha, a taça é tua.

O TEU CABELO NÃO NEGA
Lamartine Babo-Irmãos Valença, 1931.

O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor.

Tens um sabor bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata mulatinha meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor.

Quem te inventou meu pancadão
Teve uma consagração
A lua te invejando faz careta
Porque mulata tu não és deste planeta.

Quando meu bem vieste à terra
Portugal declarou guerra
A concorrência então foi colossal
Vasco da gama contra o batalhão naval.

SACA-ROLHA
Zé da Zilda-Zilda do Zé-Waldir Machado, 1953.

As águas vão rolar
Garrafa cheia eu não quero ver sobrar
Eu passo mão na saca saca saca rolha
E bebo até me afogar
Deixa as águas rolar.

Se a polícia por isso me prender
Mas na última hora me soltar
Eu pego o saca saca saca rolha
Ninguém me agarra ninguém me agarra.

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE O CARNAVAL.

História do Carnaval


O que é
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


História do Carnaval
O entrudo chegou ao
Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de
samba
atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de
Gandhi
.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CANTINHO DA MATEMÁTICA

CURIOSIDADES



VAMOS CONHECER UMA FORMA DE CALCULAR UMA POTÊNCIA ?

Pitágoras descobriu que existe outra forma de calcular potências: através da soma de números ímpares. Ele descobriu que n2 é igual a soma dos n primeiros números naturais ímpares. Exemplo:
52 = 1+3+5+7+9 = 25

Você sabe o que é um número capicua?

Um número é capicua quando lido da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda representa sempre o mesmo valor, como por exemplo 77, 434, 6446, 82328. Para obter um número capicua a partir de outro, inverte-se a ordem dos algarismos e soma-se com o número dado, um número de vezes até que se encontre um número capicua, como por exemplo:Partindo do número 84: 84+48=132;132+231=363, que é um número capicua.

Quadrados de números inteiros

O quadrado de um numero é um dos inteiros da série 1, 4, 9, 16, 25, etc. Não se torna difícil verificar a relação entre os membros consecutivos desta série. Verificamos que se somarmos o quadrado de x , mais duas vezes x mais 1 , o próximo quadrado sucessivo é obtido.
Por exemplo , 52 + 2.5 + 1 = 25+10+ 1 = 36 = 62
Se soubermos o valor de um determinado número ao quadrado, o próximo numero é facilmente obtido.Exemplo: Sabendo que o quadrado de 18 é 324 , temos:
192 = 182 + 2.18 + 1 = 324+36+ 1 = 361
A razão para tal fato verifica-se pela relação algébrica:
(a + b)2 = a2 + 2ab + b2
19 = (18 + 1) = 182 + 2.18.1 + 12 = 361


FRASES DA MATEMÁTICA

A Matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências. (Jacques Hadarmard)
Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência. (Irene de Albuquerque).
A Matemática é uma ciência poderosa e bela; problemiza ao mesmo tempo a harmonia divina do universo e a grandeza do espírito humano. (F. Gomes Teixeira).
Matemática - a inabalável base das ciências e a abundante Fonte do Progresso nos negócios humanos. (Barrow).
Mas há uma outra razão que explica a elevada reputação das Matemáticas, é que elas levam as ciências naturais exatas uma certa proporção de segurança que, sem elas, essas ciências não poderiam obter. (Albert Einstein).

GINCANA DA MATEMÁTICA
1. INTRODUÇÃO:
Frente às exigências necessárias para uma aprendizagem matemática eficaz, e as dificuldades encontradas no ensino da Matemática, propomos a realização de uma gincana com atividades lúdicas voltadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico, condição importante para uma aprendizagem matemática satisfatória, visando à desmistificação da Matemática que ainda é vista como uma disciplina fria e distante da realidade dos alunos.
2. COMPETÊNCIA:
Ler e interpretar dados e informações apresentadas em diferentes linguagens e representações.
3. HABILIDADES:
Associar a compreensão do enunciado com a escolha adequada da técnica ou estratégia.Interpretação, de raciocínio, de cooperação e de formulação de estratégias.Desenvolver rapidez de raciocínio.
4. ATITUDES:
Paciência, perseverança e curiosidade.Respeito às individualidades sabendo conviver em grupos.
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5. OBJETIVOS:
Interpretar as informações contidas no desafio, escrevendo-as na linguagem matemática;Levantar hipóteses e buscar estratégias para a solução de problemas;Aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos a partir dos conteúdos propostos no decorrer das aulas anteriores.
6. CONTEÚDOS:
Conteúdos diversos já estudados.
7. SÉRIES:
1ª a 3ª Séries do Ensino Médio
8. METODOLOGIA:
O professor responsável deverá formar uma Comissão Organizadora, uma Comissão Julgadora e uma Comissão de Apoio.As equipes serão em número de quatro. Cada equipe deverá ter participantes de todas as classes e contará com um líder que deverá organizar sua equipe de modo a cumprir as tarefas solicitadas.A Comissão Organizadora estará incumbida de criar o regulamento da Gincana, fazer a divisão das equipes e a elaboração das tarefas.As tarefas deverão estar relacionadas a conteúdos já estudados pelos alunos.
1ª tarefa: Desafio: pote de doces.
2ª tarefa: Jogo de computador: Sjoelbak – Bilhar holandês
3ª tarefa: Desafio: As maçãs
4ª tarefa: Desafio de computador: Os sapinhos
5ª tarefa: Desafio: Quem é o penetra
6ª tarefa: Jogo: Caminhando com a Matemática
7ª tarefa: Desafio no computador: Enigma das frações
8ª tarefa: Jogo das pistas
9ª tarefa: Palavras cruzadas
10ª tarefa: Música
9. TEMPO PREVISTO PARA REALIZAÇÃO:
01 dia letivo
10. MATERIAL A SER UTILIZADO:
Papéis diversos, dados, material impresso, computador, data show, etc.
11. AVALIAÇÃO:
A avaliação de dará com o preenchimento de uma filha de avaliação por equipe que obedecerá aos seguintes critérios:I – Interesse na execução das tarefasII – Comprometimento com as tarefas assumidasIII – Freqüência (não se afastou do grupo durante os trabalhos)IV – Disponibilidade para com a equipe de trabalhoIV – Elaboração de um relatório sobre as atividades desenvolvidas.

Fonte: matemática e tecnologia a união que da certo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

COMO AJUDAR O SEU FILHO NAS TAREFAS DE CASA

PAPAI, MAMÃE!
POR FAVOR ME ENSINE
A FAZER A TAREFA DA ESCOLA.




OS DEZ MANDAMENTOS PARA AJUDAR SEU FILHO NA TAREFA DE CASA


1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam (avós, empregada, irmão mais velho, amigo). Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu. Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.
2. Organize um espaço e um horário apropriados para ele fazer as tarefas.
3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.
4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor. Aponte os erros (torne o erro construtivo).
5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso. Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.
6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.
7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos. As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa. Aprofundar e rever os conteúdos são fundamentais.
8. Não misture as coisas. Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola. Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são tarefas domésticas. Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.
9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá. Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se. Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.
10. Demonstre que você confia em seu filho, respeita suas iniciativas e seus limites e conhece suas possibilidades. Crie um clima de camaradagem e consciência na família, mas não deixe de dar limites e ser rigoroso com os relapsos e irresponsabilidades.